terça-feira, 17 de setembro de 2013

Semana do Trânsito - Sugestões, Vídeos, Slide, Músicas e Atividades para Colorir.

É preciso criar, através da educação, a cultura do bem estar, do respeito ao próximo e do respeito ao meio em que vivemos. Seria ótimo se começasse na semana do trânsito, realizada de 19 a 25 de setembro.
Para isso, trazemos o tema como sugestão, para que os professores possam abordá-lo nas aulas, na tentativa de criar uma consciência de boa convivência no trânsito, um aprendizado para a vida de seus alunos, que poderão levar para seus pais, parentes e amigos, na esperança de um mundo melhor.
Converse com seus alunos sobre o que podemos fazer para melhorar o trânsito e qual o papel de cada um para que isso aconteça.
Explique que todos os passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança, que crianças devem andar somente no banco traseiro, que não devem ficar no vão entre os bancos e nem colocar os braços e a cabeça para fora do carro. É importante enfatizar que o passageiro não pode desviar a atenção do motorista com conversas excessivas ou com brigas, pois isso poderá causar acidente.
É necessário mostrar a importância de respeitar os sinais de trânsito, enquanto pedestres, atravessando as ruas na faixa, e que devemos criar o hábito de atravessar as ruas somente andando em cima dela. Os passageiros do carro podem ficar atentos, verificando se o motorista avança os sinais, anda com excesso de velocidade, joga objetos pela janela ou maltrata e xinga outros motoristas.
As crianças devem saber também que não podem brincar ou andar de bicicleta nas ruas, pois podem ser atropeladas.
Ao andar de ônibus, devem manter-se sentadas ou segurar bem forte na mão de um adulto, para não caírem, nunca devem ficar nas escadas, pois estas poderão abrir-se de repente.
Criando na sala de aula um espaço de discussão, pesquisa, trabalhos em grupos e atividades lúdicas o professor conseguirá ótimos resultados, além de criar a consciência de cidadania em seus alunos, que jamais se esquecerão dos conceitos abordados e apreendidos, ou seja, acontecerá o saber em função da boa convivência e da vida.
Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

SLIDE PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS:

VÍDEOS PARA APRESENTAÇÃO E FAZER RODA DE CONVERSA:



VÍDEO CLIPE MUSICAL:

PARA BAIXAR SOMENTE A MÚSICA 


PARA BAIXAR SOMENTE A MÚSICA

ATIVIDADES:










PLAQUINHAS UTILIZADA NO SLIDE:



Nenhum comentário:

Postar um comentário