quarta-feira, 12 de junho de 2013

Órgãos do Sentido.

Conversar com as crianças a respeito dos órgãos dos sentidos. Em seguida, propor a vivência de algumas práticas que envolvam os sentidos. Para tanto, trazer para a sala diferentes materiais e produtos, tais como:
  • Pó de café, canela, etc.;
  • Fotografias, livros, revistas, jornais, etc.;
  • Textura ásperas, lisas, macias;
  • Biscoitos, limão, açúcar, sal, achocolatado, etc.
Organizar essa atividade em diferentes momentos para que todas as crianças possam experimentar os elementos trazidos.






Com esse tipo de vivência, as crianças têm a oportunidade de entender que as sensações podem e são percebidas por mais de um sentido. por exemplo: ao virem um alimento, também poderão sentir o seu aroma; ao tocarem um objeto, também poderão vê-lo. Assim, elas vão perceber que fazem uso dos sentidos de forma não isolada. No dia a dia, podem ver, ouvir, sentir de maneira integrada, utilizando simultaneamente os diferentes sentidos, mesmo na falta de um deles.

Para a realização do Jogo dos sentidos, ajudar as crianças a destacarem o desenho de um menino e as figuras da partes do corpo dele. O objetivo dessa brincadeira é envolver a turma toda em uma atividade coletiva, na qual todos escutam as dicas, identificam e posicionam as peças sobre o desenho do menino.
Para a escola da figura que deverá ser colocada sobre o desenho, orientar as crianças com as seguintes dicas:
  • Que cheiro de laranja! (nariz)
  • Estou vendo a cor de um lápis... (olhos)
  • Ouço a música do sapo. (orelhas)
  • Estou tocando no pelo macio de um cachorro. (pele, representada pelas mãos)
  • Sinto o gosto do suco. (língua, representada pela boca)
  • Estou pisando na areia e sentido cócegas! (pele, representada pelos pés)


    Quando todos inserirem as peças sobre o desenho, se achar oportuno, pedir aos pequenos que as colem formando o boneco ou que as recolham para realizar outras jogadas.

    Realizar a atividade seguinte sobre a impressão digital. Para isso, disponibilizar tinta guache e orientar as crianças a não usarem tinta em excesso, caso contrário, as impressões não ficarão nítidas. Elas devem, de preferência, registrar as impressões em ordem, da esquerda para a direita, a fim de facilitar a identificação dos dedos. Orientá-las, também, a limparem as mãos após a atividade, com panos, papéis-toalha e/ou água e sabonete.




    Depois que a tinta estiver seca, é interessante registrar o nome dos dedos: POLEGAR, INDICADOR, MÉDIO, ANELAR e MÍNIMO. Esse registro poderá ser feito pelo professor, no livro de cada criança, ou poderão fazer a escrita imitativa.

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