domingo, 2 de junho de 2013

Bandeira da Cidade de Goianésia Goiás.



A lei municipal de 10 de outubro de 1968, que levou o número 259, instituiu a Bandeira Municipal de Goianésia.

A Bandeira Municipal é descrita pela lei que a criou da seguinte forma:

´Esquartelada em santar, sendo os quartéis de azul constituídos por quatro faixas amarelas carregadas de sobre-faixas vermelhas, dispostas duas em banda e em barra e que partem do vértice de um retângulo amarelo central, onde o Brasão é aplicado.`

Também a justificativa e simbolismo é definido pela própria lei de criação:

a) - De conformidade com a tradição heráldica portuguesa, da qual herdamos os cânones e regras, as Bandeiras Municipais podem ser oitavadas, sextavadas, esquarteladas, tendo por cores as mesmas constantes do campo do escudo e ostentado ao centro o Brasão Municipal.

b) - A Bandeira Municipal de Goianésia, obedecendo a essa regra geral, sendo esquartelada em santar, isto é, constituídas por faixas dispostas em banda e em barra.

c) - O Brasão ao centro da Bandeira representa o governo Municipal e o retângulo amarelo onde é aplicado simboliza a própria cidade sede do município; o amarelo simboliza em heráldica a glória, riquezas, esplendor, grandeza, soberania e mando.

d) - As faixas amarelas carregadas de sobre-faixas vermelha, que partes dos vértices do retângulo central dividindo a Bandeira em quartéis, simboliza a irradiação do Poder Municipal a todos os quadrantes de seu território. O vermelho é símbolo de amo, dedicação, intrepidez, audácia e valentia.

e) - Os quartéis constituídos pelas faixas representam as propriedades rurais existentes no território municipal; e o azul a cor simbólica da Justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade.


Fonte: Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário