Perguntar às crianças como é o professor delas (no caso, você). Este momento será riquíssimo para as crianças o conhecerem um pouco mais. Conte sobre suas atividades na escola, em casa, ou seja, sobre o seu dia a dia.
Ao escrever o seu nome no quadro (em letra caixa-alta), conte quem o escolhe e o que ele significa. Este é um momento valioso, pois contribui para a compreensão de que o professor é um dos integrantes do grupo. nesse sentido, procure colocar o seu nome nas brincadeiras e nas atividades de escrita. Auxiliar as crianças a fazerem a escrita imitativa de seu nome. Sabe-se que, desde muito pequenas, as crianças elaboram ideias e hipóteses de escrita antes mesmo de compreenderem e conhecerem o sistema de escrita, por isso elas acabam imitando a escrita do adulto. Esse é um processo significativo para a criança e demostra a construção do conhecimento.
antes da atividade de desenho, proporcionar um momento para que os pequenos observem a expressão do seu rosto, a cor de seus olhos e cabelos, os adornos e as roupas que você usa, o seu jeito de se movimentar, de falar, etc. Esses elamentos irão enriquecer o traçado das crianças.
Esse é um desenho de observação, portanto você é o referencial que elas possuem no momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário