As lições da Educação Infantil e
dos Anos Iniciais serão ministradas pelo policial militar especialmente
capacitado pelo Centro de Capacitação PROERD, autorizado pelo DARE, e podem ser
reforçadas pelo professor, usando as atividades de extensão sugeridas. Na
impossibilidade de ministrar todas as lições previstas, os policiais
instrutores PROERD, juntamente com a direção da escola, definirão quais os
temas mais importantes que serão ministrados àquela comunidade escolar. As
decisões à respeito de quando e com que frequência deverão ser norteadas pelo
nível de desenvolvimento e necessidades pessoais da criança e do ambiente
escolar. Preferencialmente, as lições deverão ser aplicadas uma vez por semana.
As aulas da primeira e segunda
seção são ministradas com o auxílio do Álbum, "Protegendo Nossas Crianças:
ajudando a mantê-las seguras, livres das drogas e da violência", composto
por 20 cartazes coloridos versando sobre segurança pessoal para crianças. Esse
material foi desenvolvido pela "Los Angeles Unified School District"
(Distrito Unificado de Escolas de Los Angeles) e adaptado para a realidade
brasileira pelo Centro de Capacitação Proerd da Polícia Militar de Santa
Catarina.
Esse currículo PROERD foi
desenvolvido para utilização desde a pré-escola da Educação Infantil até o 3º
ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de auxiliar pais, professores e equipes
escolares em seus esforços conjuntos para educar as crianças em práticas de
segurança pessoal, na ida ou na volta à escola, durante o dia de aula, em
parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os
pais ou responsáveis estiverem ausentes.
Os 20 cartazes abrangem uma gama
de experiências comuns que as crianças podem encontrar em casa, na escola e na
comunidade. Cada cartaz lida com uma situação específica que oferece às
crianças oportunidade de:
1. Identificar ou confirmar
práticas adequadas a serem adotadas para a sua segurança pessoal;
2. Sugerir motivos para seguir
determinas regras e instruções nas situações dadas;
3. Aprender o que devem dizer ou
fazer em situações semelhantes;
4. Reconhecer, evitar, resistir e
relatar sobre situações que possam lhes causar danos.
Fonte: http://www.proerd.go.gov.br/post/ver/185369/descricao-do-programa-proerd-para-educacao-infantil
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