segunda-feira, 28 de abril de 2014

1º de maio DIA do TRABALHADOR

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” 
– Perseu Abramo

SUGESTÃO DE ATIVIDADE.

terça-feira, 22 de abril de 2014

História: A Aranha Talentosa

Contei a história "A Aranha Talentosa" explorei a história e depois cada aluno desenhou a parte que mais gostou da história. 
Deixo uma atividade como sugestão abaixo.

Sugestão de atividade.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Comemoração da páscoa

Páscoa... ressurreição! A mudança... a transformação... o renascer!  Que essa Páscoa não seja apenas o almoço em família, a brincadeira gostosa de esconder os ovos de chocolate e ver a alegria das crianças quando encontram... que não seja também a tristeza daqueles que vão estar sozinhos ou dos que não podem comemorar com festas e chocolates... ou daqueles que estão doentes e sem esperanças.  
Que nesse dia todos tenham capacidade de entender o verdadeiro sentido da Páscoa. Que seja renovado em cada um a fé, a esperança, a capacidade de recomeçar, de perdoar, de respeitar o próximo, de pelo menos se esforçar para viver em harmonia e equilíbrio.  
Te desejo uma feliz páscoa!

 Comemoração da páscoa 16/04/2014. No curso da Educação infantil turno vespertino da Escola Profª. Judith Leite. Professores Cláudio Prates e Maria Helena.
Jardim II Profª. Maria Helena







Jardim I. Prof. Cláudio Pates










domingo, 13 de abril de 2014

Atividade e-proinfo Curso: Redes de aprendizagem

      O erro é nato do ser humano e ele vem para podermos aprender algo que ainda não esta dentro das nossas habilidades. Os erros dos meus alunos é de fundamenta importância pois só com os erros que eles vão poder progredir pois através dos erros eles percebem o que tem que melhorar.
Quando os alunos questionam algo que não posso resolver falo que irei ver o assunto e trago a resposta na próxima aula. O conflito é algo que pode acontecer ai vem a parte que podemos fazer um debate e ver quais os assuntos está mais de acordo com a realidade.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Leitura da foto de família do artista Candido Portinari

Essa atividade inicia com a proposta da leitura da foto de família do artista, na qual consta a imagem de Candido Portinari ainda criança. O pintor morreu em 1982, aos 59 anos, em consequência da intoxicação provocada pelas tintas que usava. Sendo assim, explicar às crianças que a foto a ser observada é de muito tempo atrás.
Instigar a curiosidade das crianças para que queiram saber quem são as pessoas da foto e qual dela é o artista. Deixá-las opinarem livremente sobre isso.
Em seguida, ler para elas pista por pista para identificar o artista.

  • Ele foi retratado quando ainda era criança.
  • Não esta sentado no colo da mulher.
  • Está em pé, ao lado de uma menina de vestido.
A leitura de pistas deve ser realizada de maneira pausada, para que as crianças possam elaborar seu raciocínio e levantar as hipóteses até descobrirem a resposta correta.
Desde pequena, a criança necessita realizar atividades que estimule o raciocínio. As situações que envolvem desafios e interação da criança contribuem no processo de aprendizagem.
Pedir que contem quantas pessoas há na foto. Comparar a quantidade de pessoas representada na foto de família de Candido Portinari com a quantidade de pessoas da família da criança.

TIRAR UMA FOTO COM AS CRIANÇAS IGUAL ESTÁ A FAMÍLIA DO ARTISTA.

É interessante depois fazer a comparação das duas fotos com os alunos.