sábado, 30 de novembro de 2013

PROJETO: SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA/ 2013

ESTADO DE GOIÁS
PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANÉSIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
ESCOLA MUNICIPAL PROFª. JUDITH LEITE
GOIANÉSIA-GOIÁS

Autor do Projeto: Cláudio Prates Nogueira Júnior


PROJETO: SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA/ 2013


APRESENTAÇÃO:
               Escolhemos o tema-título: “Somos todos iguais na diferença”, para o qual trabalharemos desde questões envolvendo o eu (sujeito), partindo-se de questões de identidade até reflexões condizentes à coletividade em sua diversidade.
                Partindo da definição de criança, apontada pelas Diretrizes curriculares nacionais para Educação infantil, é um sujeito histórico e de direitos que,

[...] nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2010).

                A partir dessas ideias de sujeito-identidade e ser social trabalharemos questões envolvendo esse sujeito participativo: seu nome, seu corpo, sua família, sua escola, fazendo a criança refletir que esse sujeito (eu) também é um cidadão, com direitos e deveres e que é de fundamental importância na convivência com os demais que aprendamos a conviver na coletividade, respeitando a si e também a todo o grupo.
                Com relação à questão da coletividade e o respeito à diversidade, o Referencial curricular para educação infantil traz a seguinte disposição:

Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com quem convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas (BRASIL, 1998).

E ainda acrescenta:
Uma atenção particular deve ser voltada para as crianças com necessidades especiais que, devido às suas  características peculiares, estão mais sujeitas à discriminação. Ao lado dessa atitude geral, podem-se criar situações de aprendizagem em que a questão da diversidade seja tema de conversa ou de trabalho (BRASIL, 1998).

               

Diante dessas reflexões de sujeito, sujeito participativo, sujeito coletivo, coletividade, diversidade, trabalharemos com nossas crianças também questões envolvendo as diversas áreas do conhecimento, tornando também nossas atividades de ensino e aprendizagem mais significativas e contextualizadas.

OBJETIVOS:              
                                                     
ü      Promover o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

ü      Favorecer a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

ü      Possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

ü      Propiciar, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

ü        Ampliar a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

ü       Possibilitar situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

ü      Instigar reflexões sobre vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;

ü       Incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

ü       Promover a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

CONTEÚDOS  E SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Linguagens:  oral e escrita, movimento, artes visuais e música
ü      Rodas de conversas – conversas informais e informativas sobre o “eu” / a coletividade/ a diversidade;
ü      Leitura e produção de textos diversos afins ao tema em questão;
ü       Cantigas, gestos, movimentos em geral a partir de músicas, comando
ü       Brincadeiras direcionadas e livres;
ü       Faz de conta;
ü      Discussões, exposições, debates sobre questões individuais (vivências) e sobre a coletividade (direitos e deveres), respeito à diversidade...
ü      Produções plásticas, modelagem, escultura, recortes e colagens...
Natureza e sociedade
ü      Eu, meu corpo, meu espaço (discussões, músicas, vídeos, leituras).
ü      O outro, seu corpo, seu espaço (discussões, músicas, vídeos, leituras).
ü      Família (relatos de experiências, recortes, colagens).
ü      Escola (conversa com vários profissionais da escola, discutir seus espaços, atividades, horários, combinados, entre outras).
ü      Comunidade e coletividade (conversas, leituras, vídeo, aula-passeio, produção de painéis...).
Matemática
ü     Numeração, quantificação, seriação, agrupamento,
ü     cores, formas,
ü     medidas
ü     tempo
ü     espaço e lateralidade
Esses conteúdos sempre trabalhados de forma contextualizada, dinâmica, envolvendo situações-problemas, proporcionando investigações, levantamento de hipóteses, atividade de movimento para em último fim realizar uma atividade xerocopiada e a criança possa realizá-la de forma mais autônoma possível.

AVALIAÇÃO:
                A avaliação é uma atividade diária mediante observação da participação das crianças nas atividades propostas, seus posicionamentos, sua interação, nossa intervenção, bem como o registro escrito, tanto dos alunos, em suas produções, garatujas, pictóricas, escritas, numéricas, simbólicas de um modo geral, como também a dos professores em forma de relatórios gerais e individuais.

CULMINÂNCIA 
GRANDE ENCONTRO no Projeto “O Fazer Pedagógico”. Apresentação de dança com a música “Ser diferente é normal”.
Local: Centro Cultural Berchiolina Rodrigues.

REFERÊNCIAS:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.


Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (v. 2 e 3).

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O fazer pedagógico 2013

A Escola Profª. Judith Leite fez uma apresentação nesta quinta-feria (28/11/2013) da culminância do Projeto "Somos todos iguais na diferença". A apresentação foi uma dança coreografada da música "Ser diferente é normal" dos cantores Preta Gil e Gilberto Gil.

 Os alunos que se apresentaram no Centro Cultural  Curso da Educação Infantil dos Professores Cláudio Prates e Maria Helena.





Ouve um problema com o vídeo da apresentação, por isso o vídeo não foi postado.

PARA VER O PROJETO

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Enfeite natalino para a porta da sala de aula

Essa é uma dica fácil para enfeitar a porta da sala de aula, transformando ela em um lindo Papai Noel e é super fácil de fazer usa somente E.V.A e T.N.T.

sábado, 23 de novembro de 2013

Culminância do projeto Afro

Foi realizado nesta sexta-feira (22/11//2013), a culminância do Projeto Afro da Escola Profª. Judith Leite. 
Com a apresentação de jogral do curso da Ed. infantil e da Percussão da escola e encerrou com uma feira de comida Africana.

Veja o vídeo da apresentação da percussão da escola.

23 de novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil...

Diversos personagens de desenhos infantis estão com um novo visual. Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado neste sábado, a Mônica, o Cebolinha, o Garfield e até a Galinha Pintadinha perderam os cabelos.

A campanha "Carequinhas contra o Câncer Infantil", desenvolvida pelo Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), quer mostrar que os personagens também podem ser carecas como as crianças em tratamento...

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Trabalhando com o clássico infantil "Os três porquinhos"

Contei a história e depois ouvimos a historinha no aparelho de som.
Para baixar o CD com a narrativa da história

Fizemos a seguinte atividade.

Os alunos contou a historia utilizando fantoches.
E depois eles desenharam a historia de fantoches que eles fizeram.






Para ir mais além.



]

História "Os três porquinhos".



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Trabalhando com o clássico infantil "Chapeuzinho Vermelho"

Assistimos o filme "Chapeuzinho vermelho".

Depois eu contei a história.

Depois ouvimos a história narrada do CD.
Para baixar o CD com a narrativa da história

Fizemos a seguinte atividade.

Confeccionamos o livro da história "Chapeuzinho vermelho".
Faça você também o livrinho é só imprimir.







Mais atividades para ir além.

domingo, 10 de novembro de 2013

Árvore de natal com rolinhos de papel

Vamos APRENDER a fazer uma árvore de natal diferente?

A ideia da Little Tipsy é montar a base com rolinhos de papel.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Alunos da Educação Infantil se preparam para o “Fazer Pedagógico”

Os alunos da Rede Municipal de Educação Infantil se preparam durante todo o segundo semestre para as apresentações no “Fazer Pedagógico”, evento que ocorre nos dias 28 e 29 de novembro, às 18h, no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues.

O “Fazer Pedagógico” visa integrar crianças, pais e escolas através de apresentações artísticas desenvolvidas pelos alunos. A Secretária Municipal de Educação, Lucia Helena da Costa Rodrigues, afirma que “o Fazer Pedagógico é uma busca na sociedade de aliados da educação infantil, fortalecendo a meta do município em prol da integração escola, conhecimento e comunidade. Nós queremos esse elo entre educadores e toda comunidade goianesiense”.
Treze unidades educacionais participarão do evento, sendo que cada escola apresentará um tema diferente. Para a coordenadora do projeto Dinair Vaz Rosa “essa é uma forma de valorizarmos a educação infantil, apresentando as principais atividades pedagógicas desenvolvidas pelas crianças durante todo o ano. Certamente serão duas noites de muita alegria e festa para toda a comunidade”.
Os alunos da educação infantil têm entre 4 e 5 anos de idade e apresentarão trabalhos em forma de danças e teatros. 

Fonte: Site prefeitura de Goianésia.