sábado, 31 de agosto de 2013

DVD Xuxa Só Para Baixinhos 11 Sustentabilidade.



Sinopse:

Um super DVD educativo infantil para nossos pequenos anjinhos aprenderem cuidar do planeta se divertindo.

Com milhares de cópias vendidas o projeto do DVD Xuxa Só Para Baixinhos Volume 11 pela primeira vez em Full HD, e animações em 2D e 3D. O projeto retrata uma volta ao mundo abordando o tema ‘sustentabilidade’, com muitas dicas de ações para a criançada saber preservar o planeta. Será a primeira vez que o produto terá cenas de dramaturgia. A atriz Klara Castanho é uma das estrelas desse feito.

O elenco conta com os atores Nelson Freitas, Samantha Schmutz e Leandro Hassum que prometem muitas risadas. O Txutxucão, os três Ratinhos, Xuxinha e Guto também fazem parte da dramaturgia. Pela primeira vez o cão mais querido dos baixinhos vai falar. A banda Restart, a Família Lima e o cantor angolano Yuri da Cunha cantam com a Rainha dos baixinhos músicas típicas de cada um dos 11 países que serão visitados pela Nave X em sua viagem pelo planeta Terra. Foram selecionadas as sugestões mais criativas de ações para preservação do planeta encaminhadas por crianças para a promoção exibida no TV Xuxa. Mais um projeto super especial da Rainha dos Baixinhos rico em entretenimento e desenvolvimento educacional para as crianças.

Faixas do DVD:

01. Além das estrelas
02. Quem dorme é o leão
03. Lá em cima está o Tiro Liro Liro
04. Dona Barata (La Cucaracha)
05. Oh, Susanna, não chores
06. Sabonete, Sabão
07. Vamos lá Funiculì, Funiculà
08. Cacho de bananas (Day-O)
09. Hava nagila Israel
10. A primavera (Harugakita)
11. Frei João (Frere Jacques)
12. Pot Pourri Brasil (O trem maluco / Janelinha / Sapo Cururu / Brasileirinho / Aquarela do Brasil / Cidade Maravilhosa)
13. Um novo lugar
14. Da cor do Amor
15. Eco Dicas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A importância das brincadeiras de roda na educação infantil.

Brincar de ciranda estimula as crianças a desenvolver movimentos e conhecer como culturas diferentes vivenciam a dança
Reunir a turma em círculo para cantar e dançar é mais que resgatar uma brincadeira antiga e popular para proporcionar diversão aos pequenos. Brincar de roda (ou de ciranda, como é dito em algumas regiões do Brasil) é uma maneira de se expressar artisticamente. Ao propô-la, o professor desenvolve nas crianças a compreensão da capacidade que elas têm de se mexer, criar e controlar os próprios movimentos. "Isso provoca o descobrimento do próprio corpo e de tudo o que é possível fazer com ele", explica Silvia Lopes, professora de dança na Escola Grão de Chão, no Espaço Brincar, na Escola Jacarandá e no Colégio Oswald de Andrade, todos na capital paulista.

E, por ser uma atividade que obrigatoriamente tem de ser realizada em grupo, os pequenos aprendem a importância de se relacionar com os colegas, respeitando o espaço e a vez de cada um, segundo Arlenice Juliani, arte-educadora do Grupo de Estudos de Danças Circulares. Esse é um ponto importante a ser trabalhado durante as cirandas, já que explorar atitudes cooperativas e solidárias é um dos principais objetivos da Educação Infantil.

Quando organiza rodas populares, como Ciranda, Cirandinha, Atirei um Pau no Gato e Esquindô-Lê-Lê, o educador também proporciona a introdução a um importante conteúdo a ser trabalhado no Ensino Fundamental pelas disciplinas de Educação Física e Arte - a dança -, já que a atividade favorece o contato com os hábitos musicais de outras culturas, como a pernambucana e a cigana, o desenvolvimento da noção de ritmo e a percepção da necessidade de ajustar as expressões corporais à música cantada. "Quando brincamos de roda com as turmas da pré-escola, exploramos a aprendizagem dos movimentos feitos coletivamente", diz Eva Maísa, coordenadora pedagógica EM Maria Elisa Quadros Câmara, em Bragança Paulista, a 90 quilômetros de São Paulo.

Apesar da possibilidade de trabalhar vários aspectos durante as cirandas, é importante lembrar que, por mais que algumas das músicas deixem claro como os movimentos devem ser feitos, a garotada ainda não tem muita capacidade de executar todos com precisão na Educação Infantil. A expectativa não pode ser essa. O importante é que todos participem, se relacionem bem com o grupo e tentem executar os comandos corretamente com o passar do tempo. Então, o professor não pode ficar fora da brincadeira.

Ele é um modelo para as crianças e fornece o repertório de gestos e posturas a serem imitados. Outro papel que cabe a ele é pensar as adequações necessárias para tornar os movimentos mais convenientes ou desafiadores. Com um pouco de pesquisa na comunidade local e em livros que abordam o tema historicamente e reúnem sugestões da brincadeira, descobre-se que, mais que rodar de mãos dadas, muitas cirandas podem ser vivenciadas de maneiras diversas, como com os pés entrelaçados e de costas para o centro da roda.
http://revistaescola.abril.com.br

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Jogo: Esconde-esconde do folclore.

Encontre na ilustração os principais personagens do folclore brasileiro, descubra seus nomes e aprenda sobre eles.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Trabalhando a Semana do Folclore.

Do dia 19 à 23, trabalhamos a semana do folclore.

Dia: 19/08/2013.
Colorimos on line os personagens mais famosos do folclore brasileiro.



Dia: 20/03/2013.
Contei a lenda dos seguintes personagens:

IARA
Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a veem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem com o qual ela desejar se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.

Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo, e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara tinham muita inveja e resolveram matá-la à noite, enquanto dormia. Iara, que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.

CURUPIRA

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

BOITATÁ
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".



SACI-PERERÊ
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.





UIRAPURU
A lenda do Uirapuru é a lenda de um pássaro especial,pois dizem que ele é mágico, quem o encontra pode ter um desejo especial realizado.
O Uirapuru é um símbolo de felididade.
Diz a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique.
Por se tratar de um amor proibido não poderia se aproximar dela. Sendo assim, pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro.
Tupã transformou o em um pássaro vermelho telha, com um lindo canto.
O cacique foi quem logo observou o canto maravilhoso daquele pássaro.Ficou tão fascinado que passou a perseguir o pássaro para aprisoná-lo e ter seu canto só para ele.
Na ânsia de capturar o pássaro, o cacique se perdeu na floresta.

Todas as noites o Uirapuru canta para a sua amada.Tem esperança que um dia ela descubra o seu canto e saiba que ele é o jovem guerreiro.

BUMBA MEU BOI
Bumba meu Boi é uma dança folclórica da cultura brasileira, principalmente na região Nordeste.
A dança surgiu no século XVIII, como uma forma de crítica à situação social dos negros e índios. O bumba-meu-boi combina elementos de comédia, drama, sátira e tragédia, tentando demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi.

A lenda é a seguinte: Um rico fazendeiro possui um boi muito bonito, que inclusive sabe dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que está grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do boi. O fazendeiro manda seus empregados procurarem o boi e quando o encontra, ele está doente. Os pajés curam a doença do boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, o fazendeiro o perdoa e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.

Dia: 21/02/203.
Contei a historia do Lobisomem e da Mula sem Cabeça.

Lobisomem







A Mula sem Cabeça





Dia: 22/08/2013.
Expliquei o que é folclore e algumas lendas.
Utilizando o slide no data show.

Colorimos o desenho do lobisomem.




Dia 23/08/2013.
Colorimos o desenho da Personagem Iara.


Mural da escola do dia do Folclore.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Atividades Folclore.

Selecionei algumas atividades legais para o dia do folclore.

























Para ver o Projeto do Folclore e o Slide do Folclore.